terça-feira, dezembro 16, 2008

Alzheimer....

Esta doença de nome "esquisito" para mim, nunca passou mesmo disso...até há 3 anos atrás!

Hoje lido com ela no meu dia a dia. É horrível! Tem dias que não aguento mesmo...

As pessoas com esta doença requerem muita paciência, muito carinho, muita atenção e por vezes, com tanto trabalho a minha paciência esgota-se...e de que maneira!!!!

Viver com uma pessoa aparentemente saudável, mas que nós temos que cuidar, como se de uma criança se tratasse, é muito difícil. Aliás, acho que conseguem ser piores que as crianças, pois as crianças aprendem e as pessoas com esta doença fazem o contrário...desaprendem...isto é, não sabem como se fazem coisas tão simples como:

Encher um copo de água;

Abrirem uma porta de um carro para entrarem;

Não saberem onde está o frigorifico, o balde do lixo...etc...numa casa onde sempre estiveram...

Descerem escadas, sem a noção correcta de que temos de descer uma a uma...

Não terem a noção do perigo...

Só quererem brincadeira...

Etc...

Coisas tão básicas, que para estes doentes se tornam uma confusão enorme...e nós que os acompanhamos temos que ter a calma, a boa disposição sempre presente, pois eles não têm culpa, não fazem por mal...mas claro, nós somos ser humanos...com emprego, casa e família para cuidar, e nem sempre estamos com essa boa disposição precisa á boa qualidade de vida do doente...

A mim nunca me custou o trabalho, nunca tive medo dele...Tenho medo sim, é de não ter a paciência suficiente para cuidar de uma pessoa nesta situação, isso sim! Não é fácil!

Tem-me valido o carinho, a boa disposição das pessoas que convivem comigo neste momento...eles também contribuem para a boa qualidade de vida de todos nós...Eu sei que sou a base deles todos, mas tenho a noção que sem eles, também não conseguia...É uma casa de oito pessoas com todo o serviço inerente a essas pessoas, mas uma casa super alegre, super calorosa...

Todos contribuem nos serviços de casa...todos eles têm um papel muito importante quer na minha casa, quer na minha vida e especialmente na vida da minha Mãe!

Todos eles brincam com ela, todos eles cuidam dela...

Por eles todos, tenho a força suficiente para acordar a todas as manhãs, com disposição suficiente para "aguentar" mais um dia de trabalho...

A Vocês ( não preciso de mencionar nomes...) o meu muito obrigada, por serem as pessoas especiais que são na minha vida....

Somos uma verdadeira família!!! Tenho orgulho nisso!!!

:-)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial